segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Formação Continuada

Na Formação Continuada executamos um Programa de Formação  voltado para a capacitação em serviço, dos profissionais da educação, que tem como objetivos primordiais:
• Contribuir para a superação do déficit da qualidade do ensino público e fortalecer os espaços de formação por meio da organização de grupos de estudos,
• Construir um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem;
• Tematizar as práticas pedagógicas desenvolvidas no interior das instituições educacionais da Rede Municipal.



Esta concepção de formação se coloca no contexto das novas tendências do pensamento em Educação, isso porque os profissionais da educação estão sendo mobilizados para refletir sobre e na sua ação pedagógica, tornando-se protagonistas do processo de mudança da prática educativa.



A visão sobre Formação Continuada que defendemos não concebe o professor como um mero técnico ou aplicador do que outros dizem, mas o reconhece e valoriza como produtor de saberes pedagógicos, tão úteis ou mais do que muitas prescrições que a pesquisa educacional universitária já produziu. Nesse sentido, destacamos a necessidade de um contínuo aprimoramento profissional do professor, com reflexões críticas sobre sua prática pedagógica, considerando que a melhoria efetiva do processo de ensino aprendizagem acontece por intermédio da ação do professor, uma vez que o fenômeno educativo é complexo e singular, não cabendo receitas prontas produzidas por terceiros, sejam coordenações pedagógicas, secretarias de educação ou mesmo universidades bem intencionadas para com o trabalho docente, ou ainda através de cursos pontuais.



Dessa forma, fortalecer os espaços de estudos em grupo e ter um Centro de Formação aliado a escola como lócus de discussão da prática educativa, significa proporcionar aos educadores um espaço e tempo para sua formação de maneira contínua, a um só tempo, individual e coletiva. Os grupos de estudos possibilitam a vivência de momentos reflexíveis e abertura para trocas de experiências e debates, tematizando a prática e buscando soluções de forma articulada a uma metodologia investigativa, voltada a realidade sociocultural e econômica do grupo social na qual a escola está inserida. Além disso, o grupo possibilita a cada professor inserir-se em um ambiente/clima de solidariedade, criando condições de perceber que deficiências, problemas e impasses da prática docente não podem ser considerados como pessoais. Esse coletivo docente enseja o término da solidão dos professores ao propiciar a criação de laços afetivos e de amizade profissional.



Para viabilizar reuniões periódicas de professores das escolas de uma região, ou mesmo para que os professores de área de uma mesma escola possam se reunir, é óbvio que precisam ter horário livre e remunerado para tal. Asseguradas tais condições, bem como a importância da Formação Continuada ser centrada nos problemas da prática docente apontados pelos professores, estes, com auxílio de professores formadores, estabelecerão negociações sobre quais problemas eleger para iniciar suas discussões, reflexões e trocas de idéias, estratégias pouco prováveis de serem executadas caso a formação esteja pronta e engessada.



O desejo de escrevermos este texto partiu das inquietações pedagógicas, sociais e políticas vividas, por nós, no cotidiano dos cursos de formação continuada nas reuniões quinzenais e dos resultados explicitados como forma avaliativa na 1ª Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Sinop/MT. Nasceu, também, como um desafio reflexivo das experiências educativas de todos os personagens envolvidos nos projetos de formação contínua: professores, coordenadores pedagógicos, gestores, professores-formadores e equipe de coordenação.



Observa-se que a formação continuada é um dos pilares da política da SME e envolve as ações de várias coordenadorias, assim como da Equipe de Formação e as unidades escolares da rede pública municipal de ensino, na tentativa de somar esforços, razão pela qual se investe em uma política sistemática de formação profissional.



Lucinéia Jonat Lourenço
Departamento da Formação Continuada

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